Piúma, terça-feira, 21 de novembro de 2017- Seja bem vindo!

AS ILHAS DE PIÚMA

 

Passe o cursor p/ampliar


Ilha do Gambá.

ILHA DO GAMBÁ

Fica entre a foz do rio e o "Lameirão", praia de águas rasas e praticamente sem ondas, onde a areia fina e monazítica, dá nome à praia.
Um istmo artificial transformou a ilha numa península, onde uma estradinha de terra permite fazer um passeio em toda a sua volta, a pé, de bicicleta ou até mesmo de carro. Vale à pena dar um passeio por lá e curtir a visão panorâmica que se tem do oceano lá do alto da ilha!
 

 

Passe o cursor p/ampliar


As 3 ilhas.
  

Passe o cursor p/ampliar


Ilha dos Cabritos.
 

ILHA DO MEIO e  ILHA DOS CABRITOS

Além da Ilha do Gambá existem mais 2 outras ilhas próximas às praias de Piúma, a ILHA DO MEIO e a ILHA DOS CABRITOS. A primeira está localizada a 500 metros da praia e, na baixa-mar, pode-se caminhar até lá com água nos joelhos, tomando-se o cuidado de voltar antes da maré alta, pois já aconteceram acidentes fatais com pessoas desavisadas. Para a Ilha dos Cabritos existem barcos e escunas que fazem o trajeto, onde uma pequena praia de águas límpidas espera pelos visitantes. Nas duas ilhas existem trilhas que permitem caminhadas onde podem ser apreciadas, além da visão panorâmica do mar, bromélias e orquídeas.

 

Passe o cursor p/ampliar


Ilha dos Franceses.

ILHA DOS FRANCESES

Mais afastada da costa, a cerca de 30 minutos de barco, encontramos a ILHA DOS FRANCESES, onde no alto existe um farol de sinalização da Marinha. Muitas lendas cercam essa ilha, devido a uma caverna existente no local.
Parque natural, tombado como patrimônio paisagístico, possui uma pequena praia de águas transparentes sendo boa para a prática do mergulho. O farol foi construído em 1730 pelos franceses e é alimentado por energia solar. Na gruta do Judeu, localizado no centro da ilha, o cientista Augusto Ruschi, descobriu o morcego pescador - Nostílio Leporinus Leporinus L., uma espécie em extinção.

 

Passe o cursor p/ampliar


Ilha dos Franceses.

Durante a temporada de verão, existem barcos fazendo passeios até a Ilha dos Franceses partindo de Piúma e de praias próximas, como Itaipava e Iriri. Os passeios devem ser marcados com antecedência.