Piúma, sábado, 19 de abril de 2014- Seja bem vindo!

 

Passe o cursor nas miniaturas para ampliar.


Vista aérea de Piúma.

Entrada da cidade - lado norte.

Vista do Monte Aghá. Foto: Daniel Santuchi.


Av. Beira Mar.

Vista da praia com as ilhas ao fundo.

Areia da praia na alta temporada.


31 de janeiro - Virada de ano.

Carnaval em Piúma.

Vista do Rio Piúma - Porto. Foto: Daniel Santuchi.


Aspectos Físicos e Geográficos

O Balneário de Piúma é uma ilha, cercada por quatro ilhas menores: do Gambá, do Meio, dos Cabritos e dos Franceses, essa última fica mais distante da costa, cerca de 20 minutos de barco. A cidade tem como seu marco o imponente Monte Aghá.
Localizado no sul do Estado do Espírito Santo, fica a cerca de 90 quilômetros da capital Vitória. Seu litoral possui 8 quilômetros, limita-se ao norte com Anchieta, ao sul com Itapemirim e à oeste com Iconha e Rio Novo do Sul.
O acesso a Piúma é feito pela Rodovia do Sol e pela Br 101.

Piúma Hoje

Apesar de ser um dos menores municípios capixabas, com uma área de 73,86 Km2, Piúma está em pleno desenvolvimento. Segundo os dados do último censo realizado pelo IBGE, Piúma é, depois de Vila Velha, o maior município em crescimento demográfico do Espírito Santo.

Esse crescimento, justifica-se atualmente, pelo enorme fluxo populacional migratório vindo de diversas regiões do país, sobretudo mineiros e cariocas, que vêem no município a esperança de melhorias individuais.

O município tem como principal fonte de renda o turismo. No verão, a cidade é palco de um fluxo migratório que atinge cerca de 500 mil turistas (300 mil apenas no Carnaval). O turismo tem levado Piúma aos noticiários, e seu Carnaval é considerado um dos melhores do Estado. A pesca e o artesanato em conchas (que chegam a ser exportados para países da América do Sul, Estados Unidos e Europa) são outras fontes de renda que crescem espantosamente a cada ano.

A riqueza da fauna e da flora marinhas e a produção artesanal tornaram Piúma conhecida como a "Cidade das Conchas"

Fora da temporada de verão, Piúma é uma típica cidade litorânea das mais calmas.